top of page
Buscar

Instituto Clima promove Seminário sobre os Desafios do Mercado de Carbono

  • climainstituto
  • 3 de nov.
  • 2 min de leitura

O Instituto Clima, em parceria com o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), realizou no dia 28 de outubro o seminário “Mercado de Carbono e seus Desafios”. O evento reuniu juristas, economistas, gestores públicos e especialistas em sustentabilidade para debater os avanços regulatórios e as perspectivas do novo marco legal do setor ambiental brasileiro.

Com foco na consolidação do mercado regulado de carbono no país, o encontro abordou a Lei nº 15.042/2024, que instituiu o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE). As discussões destacaram a importância da integração entre políticas públicas, segurança jurídica e instrumentos econômicos voltados à transição para uma economia de baixo carbono.

Durante o seminário, foram apresentadas análises sobre o papel estratégico do Brasil nas negociações internacionais de clima, o alinhamento com o Artigo 6º do Acordo de Paris, e os desafios para a operacionalização do mercado interno de créditos de carbono. Questões como segurança jurídica, transparência, rastreabilidade e certificação das Reduções Verificadas de Emissões (RVE) também estiveram no centro dos debates.

Os participantes discutiram ainda temas práticos como a precificação do carbono, os mecanismos de compensação, o mercado voluntário e o papel do setor privado na estruturação de projetos certificados de descarbonização, entre eles, iniciativas de biogás, biodiesel e reflorestamento.

Em uma sequência intensa de apresentações técnicas, o seminário confrontou realidades e expectativas sobre o mercado de carbono, desde a agricultura familiar e comunidades tradicionais até as empresas de capital aberto. A imersão proporcionou uma rica troca de experiências sobre um mercado ainda em fase inicial, mas com potencial de grande expansão, conforme destacou o Presidente-Executivo da Abrasca, Pablo Cesário.

A abertura do evento foi conduzida pela Subprocuradora Geral da República, Dra. Raquel Dodge, e contou com a participação do deputado federal Aliel Machado (PV/PR), além de representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ministério da Fazenda, Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Ministério do Desenvolvimento Agrário, Advocacia-Geral da União (AGU), Defensoria Pública da União (DPU), e membros da sociedade civil.


 
 
 
bottom of page